quarta-feira, 22 de abril de 2009

LER É UM ATO DE LIBERDADE

Acredito que somente a leitura por prazer e curiosidade gera saber, conhecimento e aprendizagem, e torna mais profunda a compreensão dos livros e da vida.

O Projeto “Leitores da Liberdade” criado por mim, surgiu com o objetivo de propiciar momentos de leitura livre, desenvolvendo o gosto e a prática da leitura por prazer. Preocupada com a falta de interesse dos alunos em ler, resolvi entrevistá-los para diagnosticar o porquê da aversão para o ato de ler. Os alunos afirmaram que a leitura é chata na escola quando é feita por obrigação, a linguagem é arcaica trazendo dificuldades para a compreensão do texto. Partindo da pesquisa que também coletou os gostos e interesses de leituras de meus alunos, organizei uma mala denominada pelos alunos de “mala ambulante da leitura”, contendo livros, jornais e revistas de interesses dos alunos.

Essa mala circulava no colégio durante as aulas de leitura e armazenava cerca de 60 livros, entre eles, livros de auto-ajuda, paradidáticos, romances, clássicos da literatura, poesia, Bíblia, revistas especializadas, de informação semanal, literatura de cordel, quadrinhos, gibis, humor, etc. Essas eram as aulas mais apreciadas por meus alunos, o que pude constatar, através dessa experiência que os alunos lêem quando são motivados, e o professor utiliza estratégias motivadoras para o exercício da leitura.

Assim, as pessoas lêem pelo prazer do conhecimento, ocasionadas de um impulso humano e ontológico, o de conhecer. O prazer de ler começa no momento em que a família e o professor transformam essa atividade livre, proporcionando aos alunos a escolha dos livros e assuntos de sua preferência, afinal, ler é um processo de identificação onde a individualidade do leitor determinará o interesse e o gosto pela leitura.

Rejane Oliveira de Sousa Lopes
Profª Regente do Centro de Multimeios do Liceu de Camocim

Nenhum comentário:

Postar um comentário