segunda-feira, 20 de abril de 2009

O Jornal a Voz do Liceu entrevista o Diretor Clairton.

Clairton Loureço Santos

Voz do Liceu:
Como surgiu a idéia de ser diretor do Liceu de Camocim?

Profº Clairton: Nunca tinha passado pelos meus planos ser diretor, pois ser professor é minha maior realização. Tudo começou numa conversa com um grupo de professores quando resolvemos nos organizar e elaborar uma proposta para tornar o Liceu uma escola verdadeiramente democrática e de qualidade.

Voz do Liceu:
Quem são os coordenadores que formarão o núcleo gestor da escola? Quais foram os critérios para a escolha de sua equipe?
Profº Clairton: A equipe que será formada por três coordenadores, primeiramente, devem ter sido aprovados na seleção de provas e títulos da SEDUC. Sobre os nomes ainda não posso apresentá-los pois ainda falta resolver algumas pendências. Mas posso afirmar que a preferência é para os professores do Liceu que estão no Banco de dados.

Voz do Liceu:
Quais os planos e metas para a escola?
Profº Clariton: Inicialmente apresentei 16 propostas no plano de gestão. As metas para os 04 anos ainda estão sendo elaboradas e serão apresentadas à comunidade escolar a partir do dia 15 de maio.

Voz do Liceu:
Qual a maior prioridade de sua gestão?
Profº Clairton: Não diria prioridade, mas sim um sonho, que é tornar o Liceu uma Escola de Referência Nacional.

Voz do Liceu:
Como sua equipe pretende enfrentar os problemas de evasão, disciplina e dificuldades de aprendizagem?

Profº Clairton: Implantando um modelo moderno de gestão que consiga envolver todos os atores educacionais (gestão, equipe de apoio, funcionários, organismos colegiados, pais e alunos) no processo de discussão e construção democrática abalizada pelo protagonismo, onde cada pessoa sinta-se responsável pelo sucesso da escola e seja capaz de produzir idéias e soluções coerentes e exeqüíveis, que venham a melhorar o ambiente escolar e colaborar na melhoria dos índices de aprendizagem culminando com o sonhado sucesso escolar.

Voz do Liceu:
Em quais aspectos sua gestão se diferenciará da anterior? E em que se assemelhará?
Profº Clairton: Não gosto muito de fazer comparações, essa parte deixo para todos responderem durante o processo. Mas peço que todos possam nos ajudar a corrigir os erros passados para que possamos realizar um trabalho melhor.

Voz do Liceu:
Como você avalia seus primeiros dias como diretor?
Profº Clairton: Devido ao processo de transição ficou acumulado muito trabalho, além da falta de um coordenador pedagógico. No entanto estou contando com a colaboração dos outros coordenadores, PCA's, professores, coordenadores (LEI, LEC), regente do multimeios e funcionários, e os problemas estão sendo solucionados.

Responsável pela entrevista:
Profª Regente do Centro de Multimeios
Rejane Lopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário