terça-feira, 22 de maio de 2012

II NOITE LITERÁRIA DO LICEU DE CAMOCIM


O Liceu de Camocim Deputado Murilo Aguiar, em consonância com o projeto de leitura e escrita: Viajando através da literatura, sob a orientação do professor de Língua Portuguesa “Edivaldo Araújo Junior”, através dos alunos protagonistas dos 3º anos D e E, realizaram no dia 18/05 a “II Noite Literária do Liceu de Camocim”.
A referida noite foi realmente um show de talentos, tivemos apresentações das obras literárias pré-modernistas “Os Sertões de Euclides da Cunha” e “O triste fim de Policarpo Quaresma de Lima Barreto. Logo após tivemos a honrosa palestra do escritor  camocinense: “Raimundo Bento Sotero”.
Dando continuidade, fizeram parte do momento, as poetisas de nossa escola, as quais contagiaram todos os presentes, através da recitação de suas poesias. Na oportunidade também foram premiados os leitores nota 10 do 1º período.
O evento literário teve como principais objetivos:
  •  Despertar ou aprofundar no aluno o gosto e o prazer pela leitura do texto literário.
  • Suscitar nos discentes o gosto e o desejo pela leitura literária.
  • Conhecer e realizar análises de obras dos autores em questão, fazendo análises da linguagem, reflexões metalingüísticas, tipos de diálogos.
  • Reconhecer a língua e suas variantes como forma de expressão e identidade dos    grupos sociais e da época em foco.
  • Conhecer o pano de fundo social e político do Brasil através das obras estudadas e sua conseqüência na expressão literária.
  • Sensibilizar e estimular o aluno para as artes literárias e dramáticas.
  • Perceber as diferenças entre textos literários e não-literários (linguagem conotativa e denotativa).
  • Comparar textos literários, observando as linguagens verbais ou não-verbais, analisando os recursos expressivos de cada um deles.

Na oportunidade estiveram presentes o Diretor  Clairton Lourenço Santos,  Jairla Rodrigues (Superintendente da 4ª Crede), Raimundo Bento Sotero(Escritor Camocinense), Leopoldina Santos (Presidente do Grêmio Literário Prof. Ivan Pereira de Carvalho), Francisco Costa Torres Junior (Educador Familiar), Professores: Carlos Manuel, Paulo Clesson, Bené, Talita Bezerra, Samara Ribeiro, Maria dos Navegantes de Paulo (Regente do Centro de Multimeios), Silvia ( Presidente do Conselho Escolar), Anannandy Cunha ( Ex-aluna), amigos e discentes da escola.
PROGRAMAÇÃO
18h30min – Abertura da II Noite Literária do Liceu de Camocim Dep. Murilo Aguiar.
19h10min – Apresentação da Obra Literária “Os Sertões de Euclides da Cunha”.
19h30min – Palestra do Escritor: Raimundo Bento Sotero.
19h50min – Recitação de Poesias dos “Poetas do Liceu-2012”.
20hs – Premiação dos Leitores Nota 10.
20h10min - Apresentação da Obra Literária “O Triste Fim de Policarpo Quaresma de Lima Barreto”.
20h40min – Encerramento da II Noite Literária do Liceu de Camocim – Fala facultada ao Diretor Escolar, Professor Coordenador do Evento e demais convidados.
Edivaldo Araújo Júnior
Prof. Coordenador do Evento

GALERIA DE FOTOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário