Conversando um pouco sobre o nosso blog "Desbravadores do Conhecimento"
Projeto: Blog no contexto Escolar
“O importante da educação não é apenas formar um mercado de trabalho, mas formar uma nação, com gente capaz de pensar.” (José Arthur Giannotti)
Falar a respeito do Blog no contexto escolar é um grande prazer! Quando pensei em desenvolvê-lo na escola como uma das ações do plano de trabalho a ser planejado e executado o imaginei exatamente da forma em que ele está sendo desenvolvido atualmente, primando pela seriedade, respeito pelos trabalhos publicados e buscando estimular a participação e o envolvimento efetivo de todos que fazem a escola.
Todo esse desenvolvimento, o respeito adquirido pelos colegas, alunos, e participação vem de um trabalho de sensibilização, de conscientização e disseminação pedagógica do blog nas salas de aulas com os discentes, nos planejamentos com os professores, enfatizando a importância desse veiculo para a escola, a responsabilidade por cada postagem e criando laços de parceria com os docentes e alunos, aspectos esses fundamentais para a concretização positiva do blog na escola.
Diante desse trabalho inicial de apresentação do que é um blog, sensibilizando a comunidade escolar para esse novo contexto, iniciaram-se as atividades desenvolvidas no LEI I, não somente para serem publicadas no blog, mas o blog foi uma das ferramentas utilizadas em várias aulas de leitura, de interação com na rede, o blog foi visualizado e compreendido também como um espaço de culminância dos trabalhos realizados não somente no LEI I, mas também em outros espaços da escola, os trabalhos não eram desenvolvidos para serem publicados no blog e sim eram publicados no blog se tivessem apresentado bons resultados, se tivessem alcançado sucesso nos objetivos traçados, antes da postagem das aulas eu como professora mentora desse projeto conversava com os professores e juntos fazíamos o texto a ser publicado, atualmente grande parte dos professores realizam a edição de seus textos para essa publicação, conversamos sobre a aula desenvolvida, visualizamos às fotos e faço a publicação. O que posso observar de relevante nessa prática é a autonomia que nossos professores não demonstravam antes e que agora desempenham muito bem no que diz respeito a publicação de seu material, de sua aula produzida, apresentando interesse em registrar aulas que até então ficavam somente no espaço da sala de aula, muitas vezes não ultrapassando os muros da escola.
Trabalhar com blog na escola, é fantástico! É envolvente e dinâmico, o blog para ter vida e dar vida, precisa ser alimentado e para isso acontecer precisa de pessoas, de recursos humanos e conseqüentemente precisa de ações. Um blog ativo dentro do espaço escolar é mais um impulso, uma motivação para que a qualidade das atividades planejadas sejam dinâmicas e inovadoras, o blog motiva todos os segmentos da escola, porque além de divulgar o que foi realizado, ao mesmo tempo ele prestigia, valoriza a idéia que se tornou uma realidade, motiva os autores que fazem desse veículo de comunicação e interação a fazer do blog um espaço recheado de vida e emoções.
Dentro desse contexto blogueiro-didático-interacionista-construtivista-tecnicista-moderno, percebe-se com clareza tanto a adesão dos professores, quanto dos alunos, pois começam a surgir a solicitação de blog's dentro das atividades orientadas pelos professores, sendo um dos pontos mais esperados dentro dos projetos ou aulas, tornando-se atividade imprescindível realizada pelos alunos, a exemplo disso temos II Gincana de Geometria Analítica do Liceu de Camocim – II GINGA que formou equipes para desenvolverem atividades voltadas para a matemática e uma das tarefas a serem cumpridas foram blogs que desenvolvessem a temática abordada, assim também como a criação de blogs na disciplina de história abordando temáticas exploradas em sala de aula e com apresentação dos blogs para o julgamento de jurados. Então, percebe-se que a inclusão do blog como ferramenta didática para subsídio do ensino e aprendizagem é uma estratégia de sucesso quando bem planejada e levada a sério, pois a exploração do blog na escola, instiga nos alunos o cuidado com escrita, requer leitura, incentiva a criatividade, motiva e expande o pesquisador que tem dentro de cada um, desenvolve o protagonismo, motiva a co-autoria e efetiva a inclusão digital.
O reflexo positivo dessa implantação é a garantia do compromisso e da parceria com a comunidade escolar em geral.
Ana Gláucia Sales Nogueira
Profª Esp. Coord. do Laboratório Escolar de Informática - LEI- I
Liceu de Camocim Deputado Murilo Aguiar
Profª Esp. Coord. do Laboratório Escolar de Informática - LEI- I
Liceu de Camocim Deputado Murilo Aguiar
Oi Gláucia. Apoio muito a iniciativa de vcs de terem criado um blog para o Liceu. Agora posso estar por dentro de tudo que acontece na escola.... Parabéns!!!
ResponderExcluirOlá Natanna! Ficamos gratos por seu apoio, isso é muito importante para nós! Visitei o seu blog, está lindo! Parabéns! E quando quiser, venha participar do nosso blog com alguma postagem, um texto, algum trabalho da escola, uma poesia, sugestões...fique à vontade.
ResponderExcluirBeijos no seu coração!!