
Nos coletivos de professores, além do momento inicial supra citado, analisamos, estudamos e planejamos como deveríamos implementar nossas aulas, chamando a atenção para não perder o foco da leitura e interpretação, como um compromisso de todas áreas.
Desta feita foi convidado professores para a aula inaugural do dia 11, no auditório da escola: manhã – Antonio José e Conrado; tarde e noite - Elane Costa e Carlos Manoel. Para a reunião de pais ficou sob a responsabilidade dos Professores Coordenadores de Área (PCA), iniciando com maestria do diretor prof. Clairton Lourenço. Na reunião com os pais após a explicação do projeto e de seu funcionamento eles se dirigiram até a biblioteca para receberem os módulos, que denominamos caderno do aluno.
Vale frisar que a aula inaugural com os alunos, seguiu uma metodologia diferenciada, procuramos apresentar o modulo com a idéia principal de cada aula, como em arte era teatro a primeira aula, focalizamos a técnica dialética, para condução da aula, ora teatralizando, ora contando histórias e ainda apresentando vídeos de incentivo a leitura, num deles mostramos o quanto a leitura pode abrir os olhos e quanto isso foi considerado subversivo, num passado da história. Pois como dizia Paulo Freire: “quem não lê não pensa, e quem não pensa permanecerá servo para sempre”. Essa aula foi salutar, é tanto que o diretor pensa em prosseguir com essas aulas com todos no auditório, pelos menos a cada chegada do modulo. Terminamos esse momento com uma avaliação diagnóstica, os alunos foram direcionados a suas salas para tanto.
Não podemos esquecer que o projeto Primeiro, Aprender! É uma ação do Governo do Estado de intervenção nas 1ª séries do Ensino Médio, depois de ter constatado os baixos índices de proficiência leitora dos estudantes. Os estudos se dão em módulos contendo as disciplinas do currículo escolar, focalizando a leitura de textos.
Texto da Profª.Esp.Elane Costa
Texto da Profª.Esp.Elane Costa
Nenhum comentário:
Postar um comentário