segunda-feira, 20 de outubro de 2008

PROMESSA É DÍVIDA!!

Lembram-se da postagem a respeito da aula de conteúdo resenha, que aconteceu no LEI, com as turmas da profª de Português Elane Costa?
Então, a profª Elane, retornou com sua turma ao laboratório hoje e prosseguiu com seu planejamento, incentivando e orientando seus alunos do 2º A a escrever e publicar a resenha sobre o filme "O Sorriso de Mona Lisa", para publicação utilizamos o site: http://br.cinema.yahoo.com/filme/11276. Confira os textos:



Título: A Farsa


No ano de 1953, Katarine Watson foi chamada,para trabalhar na tradicional escola de Weslley. Onde queria fazer a diferença, só que não sabia que devia se limitar a algumas coisas para continuar trabalhando na escola. Pois a escola era muito tradicional e preparava moças somente para casar, este era uns dos pontos negativos do filme.

A sociedade impunha muitos limites naquela época, onde se podia fazer tudo, o importante é que ninguém ficasse sabendo, ou seja “Roupa suja se lava em casa e não na praça”. A vida dos personagens era extremamente mecânica, eram pessoas infelizes porque não faziam o que queriam, pois a sociedade da época sempre dizia o que era para fazer ou não. Muitos dos personagens seguia está imposição severamente. Bety foi uma dos personagens do filme, que viveu a infelicidade de modo cruel. Pois não era feliz com seu casamento, e por ver pessoas ao seu redor felizes sentia inveja da vida de suas amigas. Talvez por isso jogava verdades na cara das pessoas de modo que as magoava. A partir daí, Katarine começou a fazer a diferença na escola de Weslley, pois alertou suas alunas quando ainda havia tempo, e mostrou que poderiam ser felizes independentemente de casar-se ou não. Poderiam ser grandes mulheres, formadas e praticando o que gostavam.

Assim a história dessas mulheres tomou rumos diferentes este foi um dos pontos positivos do filme, Katarine conseguiu o que queria, mas para isto ela teve que passar por muitas provações, e perceber que até a vida dela não era como ela queria que fosse.

Este filme faz abrir os olhos daquelas pessoas que vivem uma vida de aparências como no do filme, vivem uma realidade que não queriam viver. Este filme tem muito a nós mostrar que nós podemos escolher o melhor para a nossa vida, não importando se vai agradar os outros, mas devemos seguir o nosso caminho.

Liceu de Camocim Dep.Murilo Aguiar
Mikaela Sousa Balica da Silva - 2°A



Título: A Escola de Weslley

Filme: O Sorriso de Mona Lisa


Katarine Wotson era professora de arte e foi chamada para lecionar na tradicional escola de Weslley, Katarine não admitia as normas da escola, pensava diferente,daquela sociedade,pois a visão da sociedade era que todas as mulheres eram feitas para casar.

Na escola elas aprendiam como se comportar diante do seu marido, como uma dona de casa, para eles o que importava eram as aparências,podia fazer tudo,mas ninguém podia saber,na minha opinião as pessoas daquela sociedade viviam infelizes por não fazer suas vontades, elas viviam de aparências.

Liceu de Camocim Dep.Murilo Aguiar
Ana Karine - 2º A


Título: O Sorriso de Mona Lisa

Tema: A vida das Mulheres em Weslley


O filme nos fala de uma escola chamada Weslley, que sua finalidade era preparar as mulheres para ter um bom casamento, e não prepará-las para o futuro fora do lar como as escolas de hoje.

As pessoas em Weslley viam a vida através de conceito como o que é certo e o que é errado, para manter um comportamento diante da sociedade, tinha que ser a custa da própria infelicidade.

Em nossa sociedade o tradicional é estudar e se preparar para um bom trabalho, para ser bem sucedido fora do lar também. O objetivo da escola de Weslley naquela época era coerente com a sua sociedade, tanto que na época o filme nos mostra que uma aluna chamada Beth queria seguir a tradição de sua família e por seguir padrões dos outros acabou sendo infeliz.


Liceu de Camocim Dep.Murilo Aguiar
Francelino - 2º A



Titulo: O casamento como problema.

Resenha: O Sorriso de Mona Lisa.


O filme fala sobre uma tradicional escola de Weslley, nessa escola só estudava mulheres, mas esse estudo era completamente diferente das escolas de hoje.

Elas estudavam para serem boas esposas e donas de casas, principalmente na questão das boas maneiras, dentro de uma casa, fazendo tudo: lavando, passando, cozinhando - mas não aprendiam o mais importante: conquistar o marido e ser feliz, é só observar bethy, casada e infeliz.


Liceu de Camocim Dep.Murilo Aguiar
Antonia Francisca - 2º A


Um sentimento? Ou uma farça?


No filme Sorriso de Monalisa é recriada as idéias e os costumes do início da década de 50. Onde mostra as dificuldades de uma professora de arte em uma escola feminina muito tradicional, denominada Wellesley College, que tinha por finalidade transformar as jovens mulheres em cultas esposas e responsáveis mães, mas de acordo com nossos tempos, essa idéia já está ultrapassada, as mulheres assumem papéis muito importante na sociedade e não querem mais saber de viver especificamente para o lar.

Enfrentando a administração da escola e das próprias garotas, a professora tenta abrir as mentes das alunas, afirmando que essa realidade vivida por elas não era correta ou pelo menos, não a única forma de viver.

O título se deu a partir de uma pintura muito famosa de Leonardo da Vinci, mostrando o sentido da pintura, ou seja, um sentimento expresso mas não obrigatoriamente real, um sorriso que está demonstrando alegria, mas na verdade, pode está escondendo uma infelicidade, na qual foi comparado com a vida dessa jovens mulheres.

Liceu de Camocim Dep. Murilo Aguiar
Rafael Pereira da Cruz - 2º A



Nem tudo o que parece, é.


O filme mostra pessoas que vivem de aparências e será que vale mais que a felicidade?

As estudantes viviam uma vida que não era delas, uma vida que embora complexa, era infeliz, ao contato com o mundo elas se deparavam com o medo, pois não existiam sonhos profissionais, apenas um objetivo, casar, esse era o ensinamento dado a garotas, “sente assim”, “não faça isso é dessa forma”, “você deve agradar”, e elas aceitavam achando que esses métodos iriam ajudá-las no bom relacionamento, mas iriam terminar como escravas de si mesmas, e de seus maridos.

Com a chegada de uma professora, essa vida de aparências mudou, ela as ensinou, demonstrou e aprimorou, que além do objetivo que a escola passsava, o casar, elas poderiam ingressar numa carreira profissional pois eram muito inteligentes e galgar cada vez mais.

Eu penso que existem escolhas, a mulher é livre, todos somos, pois além de tudo, da escola, família, sociedade, às mulheres são seres humanos, com deveres é claro, mas com direito a fazerem suas escolhas, estimuladas com o seu próprio aprimoramento no saber.

Liceu de Camocim Dep. Murilo Aguiar
Kisley do Nascimento Marques - 2º A


Nenhum comentário:

Postar um comentário