segunda-feira, 2 de maio de 2011

MISCIGENAÇÃO BRASILEIRA



Na quarta-feira (20/04), o 3°"A" apresentou através de uma dança no pátio de nossa escola, um trabalho de Sociologia, abordando o tema Miscigenação. A dança demostrava o seguinte:
Em meados do século XIX, o Brasil contava com contigentes de escravos vindos da Àfrica para trabalhar nas lavouras de café e açúcar. Revoltados com os maus tratos eles fugiam e quando não eram pegues pelos capitães do mato se refuguavam nos quilombos. Estes locais ficavam em matas virgens de difícil acesso e lá os negros se reorganizavam em liberdade segundo a cultura trazida da África. Surgiu então a Lei Aurea que aboliu a escravatura, mas não garantiu vida digna aos escravos. Pelo contrário, eles continuaram na misérias, pois já não tinham o pão que lhes eram dados em torca do trabalho. 
Apesar dos pesares, a cultura africana trazida na bagagem dos escravos continuou a se propagar, e hoje todo mundo é conhecedor das comidas, danças, ritmos e cultos religiosos originários da África. O samba que é identificação musical brasileira, por exemplo, surgiu a partir dos cantos, canças e ritimos cultuados pelos negros não é a toa que estes costumes e crenças são preservados há séculos e atuantes fundamentais, na cosntrução do nosso cenário cultural, constituindo assim um patrimônio riquíssimo.
Agradecemos à todos os colaboradores. Obrigado!

Texto da Equipe: 
Adriele, Alberto, Aldenir, Anderson, Carlos, Danile, Fabrícia, Jéssica, João, Paulo, KArina, Kaliana, Luciane, Thales e Witalan.
Profª Responsável: Antonia Sales  

Vejam algumas imagens:


Nenhum comentário:

Postar um comentário