segunda-feira, 6 de dezembro de 2010



Redação que participou da seleção do Governo do Estado, cujo o tema é: A contribuição da Cultura africana para a construção da história do Brasil.
Modalidade: Dissertação.

Autora: Ana Tamires- 3° Ano
Profª Orientadora: Elane Costa


Durante anos, os escravos foram os braços e as pernas do Brasil colonial, retirados do seio da mãe África, para sofrer nesta terra. Separados de suas famílias, tinham como direitoúnico, a servidão. 
Esse é um país de guerrilhas, nem sempre estrondosas e desoladoras, na sua maioria ideológica. Confrontos travados por uma gente, que aprendeu que submeter-se é bem pior que morrer na batalha. Conhecimento absorvido das páginas negras da nossa história. A armadura do povo brasileiro, tantas vezes chamados de guerreiro, foi banhada no sangue dos escravos, açoitados, mortos pela chibata.
Desembarcaram aqui, só com a bagagem cultural, só com os anseios e os medos que traziam no coração. E como quem comera algo estragado, vomitaram neste chão, a sua ausência, o seu modo de vida, fazendo ecoar até hoje nos batuques, o seu grito de liberdade.
A arte, a dança, a luta, a religião, a organização, o trabalho de equipe, a coragem, presentes nas várias expressões contra o sistema opressordas várias épocas, até este dia foram sementes semeadas nesta terra, regadascom o suor e o sangue dos humanos escravizados, para fazer brotar neste pedaço do mundo, uma nova nação, que difere de todas as outras, pela história e seus componentes, pelas batalhas e seus lutadores, são pedaços que compõe a pátria, chamada Brasil.

Fonte: Núcleo Gestor do Liceu de Camocim
Imagem: Gláucia Nogueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário