segunda-feira, 22 de novembro de 2010

A JUVENTUDE PROTAGONIZANDO A SUSTENTABILIDADE NA ESCOLA


Nadson, Anannandy (Alunos Representantes do Nordeste na CONFINT) e Lindalva (Coord. Educ. Ambiental SEDUC- CE)


Esse foi o tema do primeiro Encontro Estadual de Com-Vidas do Estado do Pará, no qual estive presente e que aconteceu nos dias 13, 14 e 15 desse mês, no Parque dos Igarapés, em Belém-PA. O Evento foi organizado por Socorro Lopes, coordenadora da Educação Ambiental da Secretaria de Estado de Educação e também estiveram presentes Daynara Calandrini, delegada representante da Região Norte do Brasil na Confint (Conferencia Internacional Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente), Nádson Weyne, delegado representante da Região Nordeste do Brasil na Confint, Lindalva Cruz, coordenadora da Educação Ambiental da SEDUC-CE, Rita Silvana, consultora da Educação Ambiental do MEC e Profª Dulce Maria (UFOP – Universidade Federal de Ouro Preto – MG), coordenadora do Programa Agenda 21 (Brasil).
O objetivo principal do encontro era estabelecer um diálogo e trocas de experiências entre as diversas Comissões de Meio Ambiente e Qualidade de Vida do Estado do Pará. No encontro, aconteceram várias atividades, como palestras e oficinas, dentre as quais as de produção de quadrinhos, reciclagem de garrafas pet, etc, e a construção de um documento no qual os representantes das Com-Vidas assumiram o compromisso de seguir com suas atividades, mesmo com as trocas de governos estadual e federal, o que é uma iniciativa louvável.
Um dos momentos mais marcantes aconteceu durante a abertura do encontro: foi quando Socorro Lopes lia um texto que falava de meio ambiente e do trabalho nas Com-Vidas e numa dada passagem ela citou o depoimento de um aluno que dizia “meus pais passaram a acreditar mais em mim depois que comecei a trabalhar na Com-Vida”. Socorro estava visivelmente emocionada e emocionou todos os presentes.
O melhor que pude tirar desse encontro foi o reforço de que a Educação Ambiental se faz com o coração. A Educação Ambiental não é somente útil, ela é urgente, pois além de sabermos que a educação tem o poder de transformar as vidas das pessoas que dão chance pra ela, nós não sabemos como será o nosso futuro, daí a urgência de mantermos nossas vidas e a vida no Planeta Terra.

Anannandy Cunha - 2ª A
Representante do Nordeste na Confint
Imagem: Arquivos de Anannandy Cunha

Nenhum comentário:

Postar um comentário