Entrevista da Professora Shirley Batista, tutora do Curso Aluno integrado, concedida a aluna do Liceu de Camocim Tatiana Carla – 1ºC cursista do Aluno Integrado e Repórter do Liceu
Repórter do Liceu: O curso ocorre em todo o país ou existe os estados selecionados? Caso seja feita a seleção, quais critérios são avaliados para a seleção de cada estado?
Profª Shirley: O curso está acontecendo em todos os estados brasileiros, além do Distrito Federal.
Repórter do Liceu: Os alunos participantes são apenas da rede pública estadual?
Profª Shirley: O curso Qualificação em Tecnologia Digital foi desenvolvido para alunos regularmente matriculados nas redes públicas de ensino, que estejam cursando a partir do oitavo ano, que tenham acesso a computadores conectados na WEB e que tenham pelo menos 10 (dez) horas semanais disponíveis para participação no curso.
Repórter do Liceu: Qual o objetivo do curso? Você acha que as metas a serem cumpridas trarão bons resultados no final?
Profª Shirley: O curso tem como principal objetivo oportunizar a alunos e professores de escolas públicas, qualificação no âmbito das tecnologias da informação e comunicação na modalidade a distância. Com relação as metas a que o curso se propõe a cumprir, não só acho, como tenho certeza que trarão excelentes resultados, nossos alunos têm vontade de aprender e, no encontro presencial, senti o entusiasmo e atenção que eles tiveram em cada apresentação que era feita e a cada palavra que era dita.
Repórter do Liceu: Como esse curso pode nos ajudar profissionalmente?
Profª Shirley: O curso visa complementar a formação básica e a qualificação de alunos da rede pública de ensino, na área de tecnologia digital, potencializando sua inserção no mercado de trabalho.
Além disso o curso tem carga horária de 180h/a (curso de extensão), e a certificação será emitida pela UFG (Universidade Federal de Goiás), o que colocará os alunos a frente dos demais, quando estes forem disputar o mercado de trabalho.
Repórter do Liceu: Por que a preferência de um curso via internet? Você não acha que com o apoio de livros a aprendizagem traria melhores resultados?
Profª Shirley: O processo de interação e comunicação, potencializado pelos recursos tecnológicos disponíveis durante o curso, favorecerá a construção de uma prática de trabalho e aprendizagem cooperativo/colaborativo, o que é muito importante nos dias de hoje.
Com relação a material impresso, o curso trás conteúdo disponível para impressão, além de leituras complementares, conteúdos complementares e jogos educativos, o que faz com que o processo de aprendizagem se torne muito mais interativo e interessante para o aluno.
Repórter do Liceu: De quem foi a idéia de trazer esse curso para nossa cidade (Camocim)? E por que tiveram essa idéia?
Profª Shirley: O curso não foi disponibilizado apenas para Camocim, nossa regional que engloba os municípios de Chaval, Barroquinha, Camocim, Granja, Martinópole e Uruoca, decidiu distribuir as 80 vagas disponibilizadas pelo MEC para todas as escolas de ensino médio regular que atendemos. Desta maneira, Camocim teve as três escolas de Ensino Médio contempladas com vagas para o curso.
Repórter do Liceu: O que você espera que os participantes levem consigo como uma boa lição desse curso?
Profª Shirley: Essa é uma boa pergunta, eu espero muito desses meninos e meninas, espero que eles levem consigo a responsabilidade, disciplina, vontade de aprender e crescer que eles terão que ter durante os meses de curso, espero também que eles entendam a oportunidade, talvez única, que só eles (apenas 80 alunos em uma regional com mais de 10.000 alunos) estão tendo, desde o momento em que foram escolhidos nas escolas. E espero que daqui a algum tempo eu possa estar vendo-os inseridos no mercado de trabalho, mostrando que o curso ajudou a torná-los excelentes profissionais.
A Coordenação do Projeto Repórtes do Liceu agradece a disponibilidade da tutora Shirley Batista em concender a entrevista e parabeniza a nossa aluna Tatiana Carla pelo excelente trabalho.
Profª Gláucia Nogueira - LEI
Nenhum comentário:
Postar um comentário